Alexandre Thai

Alexandre Thai Ming Chan (Rio de Janeiro, 14 de abril de 1974) é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro.

 

Nascido no Rio de Janeiro, foi criado muito próximo à família na Bahia, o que originou seu interesse pelo axé music e possibilitou os primeiros contatos com a música, os trios e o desenvolvimento de uma história de amor com a cultura baiana.

 

Músico autodidata, multi-instrumentista e compositor, Thai descobriu ainda na infância sua grande paixão. Nas visitas à família em Ilhéus, percorria a avenida Soares Lopes, fazendo de tudo para estar em cima dos trios elétricos que passam na cidade tocando axé nos dias de festa. Com 12 anos, conheceu o violão e passou a compor.

 

Em 1996, funda a banda de axé Bambakerê, que emplacou sucessos nas rádios e fez grandes shows pelo país até 2019, quando Thai então decidiu seguir carreira solo. Sua estreia foi no Festival de Verão de Saquarema, como atração principal, apresentando-se em cima do trio no horário que já é uma marca do artista: durante o pôr do sol.

 

Acompanhado de sua banda ou sozinho em seu estúdio tocando todos os instrumentos, lançou no ano de 2020 os singles "Leve", composto em parceria com Tiago Picado; "Eu não sou nada sem você", feat com Jéssica Campos; "Vamos Falar de Amor", com Heverton Castro, que fez sucesso no carnaval 2020; "Bis", e as parcerias com Ailton Assumpção: "No teu jeito" e "Coladinho. Os lançamentos alavancaram o número de fãs e reproduções nas plataformas de streaming. Sempre criativo, Thai pretende lançar ainda um álbum em 2021, reunindo também canções inéditas.

 

Foi também no Carnaval 2020 que comandou o bloco Hipnotizados, em um trio elétrico na Praia de Ipanema, onde cantou seus maiores sucessos e hits do axé music para milhares de foliões.